ANÁLISE COMPARATIVA DE SOFTWARES ALGÉBRICOS PARA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DIOFANTINAS

Moésio Morais de Sales, Lucas Eduardo da Silva, Clécio Luênio Lima Freire de Souza

Resumo


Os algoritmos de resolução de equações diofantinas exigem softwares adequados que devem ter ao mesmo tempo flexibilidade no uso de funções e capacidade de processamento. Os CAS (Computer Algebra System) constituem uma importante ferramenta no auxílio à simulação e teste de diversos problemas de teoria dos números. Softwares e bibliotecas como PARI/GP e GiNaC que são otimizados e que contém ao mesmo tempo as funções adequadas parar este trabalho são fundamentais. Este trabalho pretende servir como instrumento de apoio para comparação de softwares que auxiliam em pesquisas que exigem grande poder de processamento. Analisaremos o PARI/GP e a biblioteca GiNaC onde pretendemos fazer um comparativo das suas principais vantagens e desvantagens.


Texto completo:

PDF

Referências


GINAC IS NOT A CAS. Disponível em: Acesso em: 15 de set. 2017.

MOREIRA, C, G e et al. Teoria dos números – Um passeio com primos e outros números familiares pelo mundo inteiro, Coleção Projeto Euclides – IMPA: Rio de Janeiro, 2013.

PARI/GP DEVELOPMENT. Disponível em: Acesso em: 20 de set. 2017.

GINSBURG, D.; GROOSE, B.; TAYLOR, J.; VERNESCU, B. The History of the Calculus and the Development of Computer Algebra Systems. Disponível em: Acesso em: 21 de set. 2017.

SANTOS, J. O. Introdução à Teoria dos Números. Rio de Janeir: IMPA, 2010.

STYER, R. Small two-variable exponential Diophantine equations. Mathematics of Computation, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.